Quinta-feira, 6 de Março de 2008

Guy Laliberté - Fundador

Guy Laliberté nasceu na Cidade do Quebeque em 1959. Tocador de acordeão, caminhante em andas e comedor de fogo, este ousado visionário fundou o primeiro circo internacionalmente reconhecido do Quebeque. Com a ajuda de um pequeno grupo que partilhava as mesmas ideias, Laliberté identificou e organizou os talentos dos artistas de rua da Fête Foraine de Baie-Saint-Paul e criou o Cirque du Soleil, em 1984.

Já na altura talentoso em várias artes, Guy Laliberté lançou-se rapidamente no mercado mundial para planear e manter o crescimento da jovem companhia. Apesar da falta de experiência do grupo, Laliberté conseguiu convencer as instituições financeiras a apoiar o seu projecto, conquistando-as com a originalidade e audácia próprias da juventude. Desenvolveu, também, uma rede de parceiros por todo o mundo, com o intuito de ajudar o Cirque du Soleil a criar fama no estrangeiro.

Guy Laliberté foi o primeiro a orquestrar o casamento das culturas e dos campos artísticos e acrobáticos, a imagem de marca do Cirque du Soleil. Desde 1984 tem orientado a equipa criativa na realização de cada espectáculo e tem contribuído para elevar as artes circenses ao nível dos grandes domínios artísticos.

Graças à visão e ao talento do seu fundador para juntar pessoas, o Cirque du Soleil tornou-se uma organização internacional, tanto ao nível da sua composição, como no âmbito das suas actividades e influência. Guy Laliberté é actualmente responsável por uma organização com actividades nos cinco continentes.

Em 2007, Guy Laliberté recebeu o prémio Ernst & Young Entrepreneur of the Year nos três níveis: Quebeque, Canadá e Internacional. Em 2004, recebeu o Order of Canada, a maior distinção no país, directamente do Governador Geral do Canadá. No mesmo ano, a Time Magazine elegeu-o como uma das 100 pessoas com maior influência em todo o mundo. Em 2003, foi homenageado pelo grupo Condé Nast como parte do Never Follow Program, um tributo a criadores e a inovadores. Em 2001, recebeu o título de Great Montrealer pela Académie des Grands Montréalais. Em 1997, Guy Laliberté recebeu a Ordre National du Québec, a maior distinção atribuída pelo Governo do Quebeque.


publicado por Cirque du Soleil às 14:36
link do post | comentar | favorito


.links

.pesquisar

 














.posts recentes

. Bilhetes à venda para a E...

. Director artístico do "Qu...

. Quidam

. Spanish Webs

. Skipping Ropes

. Handbalancing

. German Wheel - 2

. German Wheel

. Diabolos

. Banquine

.arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds