Quinta-feira, 6 de Março de 2008

Informações e curiosidades técnicas

Palco

 - O palco tem 22,8 metros de comprimento, no seu ponto mais longo, e 22,5 metros de largura no ponto mais amplo, com uma superfície total de 324 metros quadrados, incluindo uma placa giratória com 10,36 metros de diâmetro.

 - A superfície do soalho é num material específico para soalhos desportivos, o Mondo, um material altamente vulcanizado, fabricado em Itália.

 - O palco pesa mais de 21 toneladas.

 - São precisos cerca de cinco dias para instalar e dois dias para desmontar o palco, o Telepherique e o equipamento acrobático.

 - A plataforma giratória de 10,36 metros está encastrada na base do palco e suporta até 50 pessoas. Move-se em várias direcções e funciona em vários níveis de velocidade.


Telepherique

 - O transportador superior, ou Telepherique, que permite aos artistas entrarem na área do palco a partir de posições aéreas sem cabos a obstruir a visão do público, fica na zona central do palco.

 - Esta estrutura é composta por cinco carris de alumínio em sete secções de 5,80 metros cada, perfazendo um total de 36,60 metros de comprimento, o que corresponde praticamente a toda a área do Grand Chapiteau.

 - Cada um dos cinco carris suporta dois carrinhos que percorrem toda a extensão do sistema: um traz o equipamento acrobático, os artistas e os adereços provenientes de uma plataforma dos bastidores alcunhada de “a garagem”; o outro eleva-os ou baixa-os até à altura certa para cada acto.

 - O Telepherique está suspenso a 10 metros de altura acima da base do palco, no ponto mais alto, e é suportado por 4 colunas principais de aço, redondas, e 6 postes secundários que se arqueiam de um lado ao outro da Grande Tenda.

 - O peso total do Telepherique, com as colunas de apoio, os cabos e o sistema de iluminação, é de 9 toneladas.


Iluminação

 - São usadas mais de 250 luzes no espectáculo, sendo que 8 delas são instalações de luzes móveis e 3 são luzes de foco.

 - Em cada espectáculo são realizadas mais de 1000 mudanças de iluminação por três operadores de follow-spots (luzes de foco) e pelo operador da mesa de iluminação.

 - A iluminação é completamente computadorizada e requer a presença de um operador que faça a mudança dos vários tipos de iluminação mais de 130 vezes durante o espectáculo.

 - Se todos os filtros de luzes fossem postos lado a lado, totalizariam mais de quinhentos metros de comprimento.                                


Som

 - Existem 40 altifalantes com mais de 25.000 watts só para o espectáculo.

 - Os seis músicos e o(a) único(a) cantor(a) actuam ao vivo.

 - Por ano, são usadas cerca de 14.000 pilhas AA e 1.400 pilhas de 9V para auscultadores e microfones sem fios.

 - Existem 4.085 teclas e botões na consola do operador da mesa de som.


Dispositivos de elevação e mecanização artística

 - Existem mais de 2,5 quilómetros de cabos, 100 ganchos e 20 suportes giratórios superiores que são utilizados como dispositivos de elevação acrobáticos para o espectáculo.


Adereços

 - São oferecidas 282 rosas e disparados 1.692 tiros falsos por ano.

 - Em todas as cidades, o jornal local é usado como adereço para a personagem do Pai. Esse jornal é mudado diariamente, por isso a edição é sempre a do próprio dia.


publicado por Cirque du Soleil às 14:30
link do post | comentar | favorito


.links

.pesquisar

 














.posts recentes

. Bilhetes à venda para a E...

. Director artístico do "Qu...

. Quidam

. Spanish Webs

. Skipping Ropes

. Handbalancing

. German Wheel - 2

. German Wheel

. Diabolos

. Banquine

.arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds